SOBRE A SECEX

A Secretaria de Controle Externo (SECEX), subordinada diretamente ao Presidente do TCE-AM, tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e supervisionar as atividades referentes ao controle externo. Além disso, tem a função de acompanhar e avaliar, pelos relatórios e dados estatísticos periódicos, elaborados pelos respectivos dirigentes, o desempenho de suas atividades internas.

Atribuições da Secretaria

  • Planejar, organizar, coordenar e supervisionar as atividades das suas unidades internas – Diretorias, Departamentos e Serviços necessários ao desempenho das atribuições de controle e fiscalização a cargo do Tribunal;
  • Assistir e assessorar o Presidente, os Conselheiros, os Auditores e os Procuradores de Contas no exercício de suas funções diretamente ou por intermédio de suas unidades internas;
  • Estabelecer controle qualitativo e quantitativo de suas unidades internas e mecanismo que propiciem a atualização constante das normas, instruções, métodos e procedimentos pertinentes às atividades do Controle Externo;
  • Definir, em conjunto com o Secretário Geral de Administração, as necessidades materiais, tecnológicas, financeiras e de recursos humanos relacionadas comas atividades de controle externo, submetendo as conclusões à Presidência do Tribunal;
  • Acompanhar e avaliar, pelos relatórios e dados estatísticos periódicos elaborados pelos respectivos dirigentes, o desempenho de suas unidades internas;
  • Fornecer elementos para a elaboração de relatórios que devam ser apresentados pelo Tribunal no desempenho de suas funções legais e constitucionais de Controle Externo;
  • Assessorar a Presidência do Tribunal no encaminhamento dos pedidos de informação e fiscalização formulados pela Assembleia Legislativa ou pelas Câmaras Municipais, por qualquer de suas Comissões Técnicas ou de Inquérito;
  • Coordenar o acesso pelos diversos Órgãos do Tribunal aos sistemas de informações e dados das diversas unidades administrativas dos Poderes Públicos Estadual e Municipal;
  • Estabelecer as ligações institucionais com os Órgãos de controle interno dos Poderes Públicos Estaduais e Municipais;
  • Promover ao Presidente do Tribunal as minutas das normas procedimentais de sua atuação;
  • Coordenar o planejamento, a organização e a execução das atividades relacionadas às funções do Controle Externo, sob a supervisão do Presidente do Tribunal.

Missão

  •  Exercer o Controle Externo da gestão dos recursos públicos por meio de ações de orientação e fiscalização em benefício da sociedade amazonense.

Visão

  •  Ser referência como órgão de controle, reconhecido junto à sociedade amazonense pela eficiência de suas ações.

SECRETÁRIO: Stanley Scherrer de Castro Leite

DIRETORIA/DEPARTAMENTO: SECEX

TELEFONE PARA CONTATO: (92) 3301-8152 / 3301-8153

E-MAIL INSTITUCIONAL: stanley.leite@tce.am.gov.br

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: 

Formação acadêmica:
Cursou Engenharia Elétrica (UFAM), Tecnologia Eletrônica (UTAM) e Tecnologia em Processamento de Dados (UTAM)
Formado em Processamento de Dados (UTAM)
Cursando Direito (ESBAM) e Contabilidade (UFAM)
Especialista em Direito Público pela LFG/Universidade Anhanguera/SP

Experiências profissionais:
Secretário-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (2018 – até os dias atuais)
Diretor de Controle Externo de Arrecadação, Subvenções e Renúncia de Receitas (2013 a 2017)
Analista Técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (2009 – até os dias atuais)