Secretaria de Controle Externo (Secex) cria ferramenta de automatização na geração de relatórios

 

Com intuito de otimizar a elaboração de relatórios instrutivos das aposentadorias, reformas e pensões e para fins de atender a diretriz presidencial a Secex realizou na última semana, a liberação do CARPO –  ferramenta que procura acelerar as manifestações exaradas no âmbito da DICARP.

O software, desenvolvido pelo setor de TI inserto na Secex, possui o seguinte funcionamento exposto de forma simplificada.:

– O servidor seleciona as opções e em seguida é formado um texto padrão para cada processo;

– Depois disso, é necessário selecionar o arquivo gerado no Spede (esse arquivo é completo, já vem com os detalhes, data, número, cabeçalho pronto).

– Logo após, é necessário selecionar todas as opções da análise e quando o relatório é gerado, ele já vem com o texto base para cada um dos tópicos presentes, o texto pode ser editado pelo usuário;

– Posteriormente, é gerado um arquivo de Word e nele consta as informações sobre qual é o vínculo, enquadramento, etc. Se houver alguma restrição, na mesma hora uma notificação é gerada, se não houver restrição, ele já vai jogar automaticamente pela legalidade, facilitando de forma geral, o preenchimento básico;

– Se for necessário, o usuário preenche as outras informações em um documento de Word separado e assim pode completar análise.

Desenvolvido pelos servidores da Secex, Nata Consentins Henzel e Antônio José Inácio, o mecanismo passou pela fase do teste e já foi copiado para os computadores dos servidores interessados.

O Secretário – Stanley Leite – agradeço aos servidores pelo empenho na criação da presente ferramenta – primeiro software apto a automatizar a emissão de manifestações no controle externo.