TCE/AM LANÇA 1º CONCURSO DE APLICATIVOS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) publicou desde o dia 24/09 o Edital do 1º concurso de aplicativos realizado pela Corte de Contas Amazonense. Prática já levada a efeito por algumas Corte de Contas do país tais como o Tribunal de Contas da União (TCU), do Piauí (TCE PI), dentre outros, referida iniciativa é extremamente benéfica tanto para o Tribunal quanto para a própria Administração Pública visto constituir instrumento de aperfeiçoamento da governança pública e do sistema de controle como um todo, incluindo o Social.

Mediante determinação de aperfeiçoamento dos processos e procedimentos da Corte exarada pela Conselheira Presidente Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, o Edital do concurso foi elaborado integralmente pela equipe de TI da Secretaria Geral de Controle Externo (Secex)[1], instituída na gestão da Conselheira, tendo como base concurso similar lançado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo item constante do Edital os aplicativos desenvolvidos deverão ser correlacionados às áreas abaixo indicadas:

  1. a) Educação;
  2. b) Saúde;
  3. c) Assistência Social;
  4. d) Segurança Pública;
  5. e) Administração Pública;
  6. f) Controle Social.

Após a publicação do edital, os desenvolvedores terão um prazo para enviar suas propostas, sendo analisadas com base nos critérios dispostos no instrumento convocatório e posteriormente sendo elaborada uma classificação dos projetos.

Os softwares desenvolvidos serão de titularidade do TCE/AM o qual utilizará diretamente nas suas atividades ou em conjunto com os jurisdicionados para melhoria da Administração Pública em geral. As melhores soluções serão premiadas pela Excelentíssima Conselheira Presidente da Corte Yara Lins no final do ano.

As informações referentes ao edital estão disponíveis na página
https://www.tce.am.gov.br/portal/?cat=18.

Demais informações podem ser acessadas via URL:
https://secex.tce.am.gov.br/?page_id=4249

[1] Referida equipe consiste no braço da Secex responsável pela elaboração de aplicações setoriais e demais programas relacionados a Tecnologia da Informação que impactem na atividade finalística na Corte. Dentre outros, referida equipe foi a responsável elaborar o 1º aplicativo do TCE/AM no que se refere a Tecnologia Android (o web service fora construído pela Ditin) cujo lançamento está previsto para Outubro de 2019, a concepção do TCE LOG – sistema que auxiliará no planejamento das fiscalizações, e no lançamento do Carpo – primeiro software utilizado para automatização das instruções na área de aposentadorias, reformas e pensões na Corte.

A Secex agradece especialmente a Presidência da Corte pela confiança e a todos os órgãos que construíram mais essa iniciativa.