Secretaria de Controle Externo (Secex) faz apresentação de nova ferramenta

                              

                                

 

Com o objetivo de apoiar, por meio eletrônico, o processo de Auditoria da Corte de Contas amazonense, desde a última terça-feira, 4/10, a Secretaria Geral de Controle Externo (Secex) realiza uma série de treinamentos do sistema SisAUDIT – importado do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC DF) e devidamente depurado e adaptado para o TCE/AM.

Fruto de Termo de Cooperação assinado pela Excelentíssima Conselheira Presidente do Tribunal – Yara Lins Rodrigues – referida solucao foi avaliada e eleita pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) como o melhor sistema de gerenciamento de fiscalizações do Brasil.

Dentre outros benefícios referido software promove a aderência dos escrutinios da Corte às normas nacionais e internacionais de Auditoria, auxilia na organização e padronização das documentações, mantem uma base de informações de auditorias de fácil acesso aos auditores e gestores intervenientes, possibilita cadeia de aprovacoes tanto do chefe imediato quanto do Secretário, otimizando, assim, sobremaneira as atividades desenvolvidas pelas diversas equipes de controle externo.

As principais atividades realizadas durante a auditoria estão organizadas nas seguintes fases: Planejamento, Execução, Relatórios (Prévio e Final), Responsabilização e Encerramento da auditoria – todas modeladas pelos sistema.

Para elaboração deste projeto foi constituído um grupo de trabalho composto por membros indicados pela Secretaria Geral de Controle Externo e o servidor Arlesson da Divisão de Tecnologia da Informação – DTI, com o objetivo de definir o escopo e detalhamento de todas as funcionalidades do sistema além de adaptar código, banco de dados, papéis de trabalho e outros fatores as especificidades do TCE/AM.

O Sistema já fora apresentado, com exito a Presidência da Corte a qual determinou sua utilização para fins de melhoria das ações no âmbito do braço finalístico do TCE.

Agradecemos o apoio primeiramente da alta administração na pessoa da Conselheira Presidente por acreditar no projeto, ao Excelentíssimo Conselheiro Substituto Alípio Firmo por contribuir grandemente para acelerar os trâmites de entrega da ferramenta, a Escola de Contas por disponibilizar a sala para os treinamentos e, em particular, aos seguintes servidores:

Nata Henzel (Secex)
Inácio (Secex)
Rafael ((Secex)
Beathriz (Secex)
Arlesson (Ditin).