Drones serão usados para inspeção de obras públicas

 

Imagem: Loja Iguassu Turismo 

Projeto idealizado pela presidente, conselheira Yara Lins dos Santos e proposto pela Secretaria Geral do Controle Externo (Secex), a Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas (Dicop) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) contará a partir do final deste mês com o apoio de drones para inspeção de obras públicas na capital e no interior do Amazonas.

O objetivo da iniciativa é melhorar as fiscalizações em obras públicas e dar o suporte necessário aos técnicos com dados e imagens que não seriam possíveis de outra forma, como destacou a conselheira.

Além do equipamento, foi oferecido aos técnicos, um curso de capacitação na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus com a equipe do Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada (Itarc) para manuseio e pilotagem dos drones.

Concluído os procedimentos, os servidores irão realizar no laboratório da ECP, trabalho com os dados coletados para gerar medições e resultados.

Essa e uma das medidas de uso intensivo de Tecnologias no controle externo. A próxima ação sugerida pelo Secretário Geral de Controle Externo será a aquisição de equipamentos para medição da qualidade do ar visando monitorar essa variável fundamental para a saúde da população.